O Manoel, o Carlos e o Karam

 

 

Roberto Gomes

 

Tentei escrever sobre o Karam, mas não consegui. Por isso, seleciono e-mails que trocamos entre fevereiro de 2005 e abril de 2006. A escolha se deve ao fato de que neles, além de assuntos secundários – Einstein, Eisenstein, Eisbein, Relatividade, Literatura – tratamos de algo sério: o namoro de Aika e Fluke, nossos cães de estimação. O diabo é que Aika, minha husky, morreu em 2006. O Karam, embora eu ainda não acredite, em dezembro passado. Ficamos eu e o Fluke. O Fluke, aliás, sabe como dói.

De: "Roberto Gomes" / Para: "Manoel Carlos Karam" / 4.2.2005, 23:00

K., Te vi na TV. A teu lado, no banco de jardim, teu cachorro. Incrível! É tua cara! Parabéns, Roberto.

De: "Manoel Carlos Karam" / Para: "Roberto Gomes" / 5.2.2005 23:36

RG: Aí vai uma foto do Fluke. Só não está autografada porque ele já foi dormir. Bom carnaval. k:

De: "Roberto Gomes" / Para: "Manoel Carlos Karam" / 10.2.2005 22:03

Manoel: o Fluke é a tua cara. Não posso fazer elogio melhor aos dois. Aí vai a foto da Aika, minha husky. Tenho também outras duas cachorras, vira-latas: Pretinha (que em romances russos aparece como Petruska Navratylova Alexandrovna) e Lora. Qualquer dia te mando fotos. Autografadas. Roberto.

De: "Roberto Gomes" / Para: "Manoel Carlos Karam" / 21.3. 2005 13:51

MCK, Estás lá? Estou cá. RG.

De: "Manoel Carlos Karam" / Para: "Roberto Gomes" / 21.3.2005 20:08

RG: Se você está cá, / como é que me passou / desapercebido? / Ou então eu é que / não percebi que / eu não estou cá / como eu pensava. / Tive uma idéia: / vou parar de ter idéias./ k:

De: "Roberto Gomes" / Para: "Manoel Carlos Karam" / 22.3.2005 13:03

MCK, O cá onde estou / sendo português / não é cá de lá / é cá de cá. / Como estás lá e não cá / não percebes / o meu lá como cá / nem o teu cá como o meu lá. / É o que Einstein tentou resolver / Sem sucesso, pelo visto./ R., de cá. PS: E o Fluke? O que achou da Aika?

De: "Manoel Carlos Karam" / Para: "Roberto Gomes" / 22.3.2005 22:35

RG, Einstein? Ou é Eisbein? k: PS - O Fluke, meu poodle, achou a Aika muito alta pra ele.

De: "Roberto Gomes" / Para: "Manoel Carlos Karam" / 23.3.2005 10:50

K., Perdão. Nem Einstein, nem Eisbein. Trata-se de Eisenstein, aquele cara que não conseguia descer uma escada sem causar o maior rebuliço. Daí vem a expressão tudo é relativo etc. Roberto. PS: Aika, quando falei a ela do Fluke, apenas balançou a cabeça e disse: "Imagina..."

De: "Manoel Carlos Karam" / Para: "Roberto Gomes" / 23.3.2005 21:40

RG: Esse Eisenstein teve problema para descer escada desde bebê. O primeiro fracasso foi num carrinho. Aliás, foi lá que surgiu a expressão "ou dá odessa". A Aika se referiu ao Fluke com um "imagina"? Olha, não é o que ela diz nos e-mails que manda pra ele. Aliás, o endereço é fluke@auau.cão.grr

De: "Roberto Gomes" / Para: "Manoel Carlos Karam" / 27.3.2005 22:23

MCK, Aika me disse que vai te processar por violação de correspondência. E, além disso, afirmou que não deu esperanças ao "baixinho". No entanto, quanto viu tua foto na Gazeta de domingo, ela comentou que és a cara do Fluke. Fiquei na dúvida: como é que ela sabe como é a cara do Fluke? Há algo de suspeito nesta história, no mínimo um sujeito oculto. Abraços, Roberto

De: "Manoel Carlos Karam" / Para: "Roberto Gomes" / 27.3.2005 22:50

RG: Não houve violação de correspondência. Quando chega e-mail pro Fluke ele faz questão de me contar, principalmente aqueles que o deixam orgulhoso, como o da Aika, que o chama de gatinho. Pode? Que educação você está dando pra ela? Não vi a Gazeta impressa, portanto não vi se na foto estou parecido com o Fluke ou se publicaram a foto do Fluke. k:

De: "Manoel Carlos Karam" / Para: "Roberto Gomes" / 29.3.2005 00:24

RG: Só hoje vi tua foto na Gazeta. Estás parecido com o Roberto Gomes. No bom sentido, é claro. Abraços. k: PS - Avisa pra Aika que o Fluke tomou banho.

De: "Roberto Gomes" / Para: "Manoel Carlos Karam" 13.4.2006

M., Começo pela pior notícia, que não te dei antes por estar abalado. Aika morreu. Há três meses, acho. Tinha dez anos. Era belíssima, carinhosa e cheia de charme. Comunica ao Fluke, mas com jeito. Abraços, Roberto

De: "Manoel Carlos Karam" Para: "Roberto Gomes" 14.04.2006 17:29

Roberto: Sinto muito pela Aika. Gosto da turma canina porque aprendi muita coisa com os cães. Como viver bem com as pessoas, por exemplo. E morder quando for realmente necessário. Abração. k:

 

NÃO PERCAM: dia 24, quarta-feira, 19:30, na Fnac, leitura de textos de Manoel Carlos Karam.

 

e-mail: robertogomes@criaredicoes.com.br